Você está em:  Home  Notícias  Câncer de mama: prevenção ainda é o melhor caminho

09 de Novembro de 2017

Câncer de mama: prevenção ainda é o melhor caminho

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), em nosso país há quase 60 mil novos casos por ano de câncer de mama e o número anual de mortes gira em torno de 15 mil. Segundo tipo mais frequente no mundo, após o de pele, o de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano, conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é bom. No país 80% dos casos da doença são detectados tardiamente. Para diminuir as chances do desenvolvimento da doença, as mulheres devem tomar alguns cuidados com a sua saúde, dentre eles, a realização de exames que possam identificar o diagnóstico precoce do câncer.

Para se descobrir um câncer de mama, ele pode ter sido notado no exame clínico (médico) ou por exame de imagens (mamografia, ultrassom ou ressonância). Uma vez tendo a suspeita o médico mastologista indicará uma biópsia. Esta biópsia pode ser uma pequena cirurgia ou por agulhamento. Desta forma consegue-se retirar porções do tumor que vão para exame com o médico patologista, quem dirá se a alteração é benigna ou maligna (câncer).

Diagnóstico em São Miguel do Oeste e região

Além da mamografia, outros exames serão solicitados caso o médico ache necessários - como ultrassom e a ressonância. Estes exames não substituem a mamografia, apenas auxiliam na descoberta da doença. Em São Miguel do Oeste, o Centro de Diagnóstico CasaVitta oferece toda a estrutura de equipamentos necessárias para identificar precocemente o câncer de mama.

MAMOGRAFIA: Conforme o radiologista e responsável técnico do Centro, Ornélio Stertz Junior, a mamografia é um exame de imagem, podendo ser compreendida como um Raio X das mamas. É considerado o melhor exame para o rastreamento e detecção precoce do câncer de mama. “Os raios X atravessam a mama e atingem um detector que os transmite a um computador. A vantagem do exame digital é a qualidade gerada, de alta definição, que permite melhor visualização de mínimas alterações”, explica.

ULTRASSOM DE MAMA: A ultrassonografia da mama é um exame que tem por finalidade analisar o tecido mamário e colher informações sobre lesões e nódulos complementando a mamografia. Importantíssimo para auxiliar a biópsia, ele deve ser feito em alguns casos específicos principalmente em pacientes com mamas densas, destaca Stertz.

RESSONÂNCIA DE MAMA: Além da mamografia e da ultrassonografia, a ressonância magnética (RM) das mamas tem mostrado um importante método diagnóstico.Ela é especialmente indicada para pacientes de alto risco, como método de rastreamento, e para pacientes submetidas à biópsia com diagnóstico de câncer de mama, pois pode fornecer informações complementares a respeito da extensão da doença.“Uma de suas principais características é a alta sensibilidade (superior a 95%), possibilitando a detecção de lesões muitas vezes imperceptíveis em outros exames”, explica Stertz.

OUTUBRO ROSA

Realizado em vários países, o movimento Outubro Rosa remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama. A campanha teve início na década de 90 nos Estados Unidos, e se intensificou no Brasil a partir de 2008 por iniciativa da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama).