Você está em:  Home  Notícias  Comércio de São Miguel do Oeste registra 3,2% de…

03 de Janeiro de 2018

Comércio de São Miguel do Oeste registra 3,2% de crescimento nas vendas de Natal

Os resultados confirmaram as previsões: as vendas de Natal em São Miguel do Oeste registraram aumento em relação ao mesmo período do ano passado. Conforme a presidente da CDL, Solani Balbinot, na pesquisa realizada pela FCDL com lojistas de diferentes segmentos, mais as consultas ao SPC, o município fechou o ano com saldo positivo também para as vendas de natal. “Em relação as vendas do ano passado mais de 50% dos entrevistados apontaram que aumentaram. Dentre os itens mais procurados destacam-se vestuário e calçados com 37,5 % e 25% eletrodomésticos”, anuncia.

A pesquisa ainda apontou que, o valor médio do tíquete de vendas foi de R$185,00, sendo a forma de pagamento mais utilizada o crediário com 33%, seguido pelo cartão de crédito com 27%, 22% para compras à vista e 16% compras via cartão de débito. Solani credita essa estimativa positiva aos fatores políticos e econômicos que tem apresentado também indicadores positivos o que impulsiona a economia em todo o país. “O comércio tem se mantido com fatores positivos durante todo 2017 e nosso associado tem mais consciência também na hora de fazer a venda no crediário para que ele não tenha prejuízo futuro. Isso tudo reflete nas vendas e na economia do município também”, analisa.

DADOS NO ESTADO

Nos dias que antecederam a data mais importante para o comércio, no estado houve incremento de 2,9% – e os itens mais procurados pelos consumidores foram confecções, calçados, óculos, joias e relógios. O tíquete médio superou o previsto em recente consulta realizada pela Federação das CDLs de SC (FCDL/SC): R$ 187,83, enquanto era esperado um valor de R$ 172.De acordo com a Federação, o cartão de crédito e o crediário foram as modalidades mais utilizadas no parcelamento das compras – 48,3% e 31,8%, respectivamente. As consultas ao SPC Santa Catarina cresceram 3,6% em relação ao Natal de 2016. “Apesar de estarmos recuperando perdas de anos anteriores o otimismo toma conta do varejo, já que 51% dos empresários entrevistados apostam que 2018 será melhor para o comércio”, afirma Ivan Tauffer, presidente da entidade.

O levantamento foi realizado pela FCDL/SC junto a 400 empresas associadas com atuação no varejo nas 20 cidades catarinenses de maior potencial de consumo, dentre elas, São Miguel do Oeste.