Notícias

Dicas de sucesso para você aumentar suas vendas em 2018

12 janeiro, 2018

Em épocas de recessão econômica, costumamos ouvir muitas pessoas falando que seu negócio não vai bem “por causa da crise”, ou que a “economia está complicando o crescimento”. O certo é que mesmo com a recessão, ainda há quem consiga resistir à crise e crescer apesar dela.

Como? José Ricardo Noronha, especialista em vendas e professor da Federação Instituto de Administração responde: “A primeira coisa para aumentar suas vendas é vender confiança. As pessoas não estão comprando porque estão desconfiadas”, diz o profissional.

Pensando nisso, separamos alguns pontos importantes para aumentar as vendas em 2018, ampliando o alcance da sua marca. Muitas dessas dicas utilizamos em 2017 e nos trouxeram excelentes resultados, agora queremos compartilhar com você.

1. Tenha uma mentalidade vencedora

Comece um novo ano com confiança. Esse será o seu maior diferencial quanto aos seus competidores. O ser humano é a única espécie do reino animal capaz de escolher diversos significados diferentes para o mesmo acontecimento. Portanto, busque soluções, e não problemas; vá atrás de oportunidades.

A história nos mostra que o sucesso só vem a quem, apesar de todos os obstáculos, consegue manter o pensamento positivo e seguir em frente. Em momentos em que a economia está conturbada, é fundamental para o gestor não se deixar levar pelo pessimismo e negatividade. Você, como líder, deverá ser o exemplo de atitude positiva para todos.

O líder é quem dará os rumos à equipe. É preciso que você se comunique bem com seus colaboradores e que tenha uma atitude positiva ao que virá.

2. Mensure e melhore o que está errado

Após colocar em prática os passos do seu planejamento, é necessário que você saiba se tudo está caminhando conforme o planejado e a melhor forma de chegar a essa conclusão é pela mensuração de resultados.

O que não é medido, não pode ser melhorado. Para isso, é preciso observar os números de cada vendedor e da equipe. Faça uma comparação do que sua equipe fez com o que alcançou. Em caso de resultados positivos, compartilhe a boa notícia com o seu time, reconheça os esforços e avalie se é possível reajustar as metas de acordo com o mais alto desempenho que sua equipe tem potencial para alcançar.

3. Otimize processos

A otimização de processos é essencial em momentos onde o maior desafio está em fazer mais com recursos reduzidos. E neste caso, otimizar o tempo, as rotinas administrativas, vendas e demais processos, podem fazer a diferença, uma vez que permitem o aumento de produtividade e até mesmo a redução de custos.

Portanto, faça um estudo organizacional para entender o que atacar e o que deixar para trás.

Além disso, a otimização nos processos de vendas utilizando, por exemplo, um CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente) de vendas, pode facilitar a rotina de trabalho, já que auxilia na administração e atendimento de clientes e prospectos.

A forma de comprar/vender mudou. As empresas que sairão na frente serão aquelas que melhor estiverem adequadas e focadas nesse novo consumidor, com melhor abordagem.

4. A importância da visita

Todo empresário gosta de ver sua empresa reconhecida e expandindo. Além daqueles que já conhecem sua marca, é importante para o crescimento a prospecção de novos clientes e, através deles, a ampliação do poder de alcance que seu produto terá no mercado.

Para sair da inércia, mapeie regiões onde você não costuma ter muitos clientes e visite rua por rua atrás de consumidores, como empresas e lojas. Vendedores bem instruídos que conhecem o produto têm uma chance muito maior de contatar clientes desconhecidos, especialmente apresentando amostras dos produtos, comparando-os com os já utilizados no mercado.

Isso demonstra ao consumidor que a empresa se compromete com o bem-estar dele e em oferecer itens de qualidade superior por um preço competitivo. Pode ter certeza, com essas visitas, você encontrará diversas empresas que nem sabia que existiam.

É fundamental transmitir confiança e qualidade durante as visitas, já que num momento de crise muitas pessoas optam por comprar confiança – e por preços acessíveis.

5. Treine seus vendedores

Se você quer aumentar as vendas em 2018, um bom vendedor é quem fará tudo acontecer. É ele que irá atrás dos clientes, apresentará os produtos e tentará convencê-los a comprar. É preciso sempre buscar melhorias e avanços no modo operacional, a fim de estimular ainda mais seus profissionais e aumentar sua capacidade de negociação.

É imprescindível manter estudos contínuos e sempre ofertar novos cursos. Já que novas metodologias são desenvolvidas a todo momento, você deve deixar seus funcionários preparados e equiparados ao mercado. Além disso, entender sobre os diversos itens do seu mix, e as diferenças e utilidades de cada produto químico, por exemplo.

É preciso conquistar o cliente. Muitas vezes para fazer isso é preciso sair do básico. Vai desde informá-lo sobre lançamentos e promoções, melhorar a linguagem falada e escrita até manter a sua marca fixada na cabeça do consumidor com constante suporte e auxílio técnico. Mostre seus vendedores que, durante a venda, o relacionamento que é criado entre ele e o cliente é fundamental.

6. O mix de produtos campeão

Ter uma boa variedade de produtos em seu estoque também ajuda no aumento de vendas. Ofertando a mercadoria correta de acordo com as necessidades do cliente, toda a demanda será coberta; de modo que esse cliente não precisará se dirigir a outros estabelecimentos para adquirir novos artefatos que poderia comprar com você.

Um exemplo disso é um indivíduo que entra em uma loja para comprar produtos químicos de limpeza e baldes de plástico. Posicionando estrategicamente luvas de limpeza nas proximidades dos itens citados, esse cliente optará por comprá-las também, tanto pela praticidade quanto por possíveis descontos e promoções.

A diversidade de produtos que seu mix abrangerá também é muito importante. Tomando o detergente como exemplo, você pode ofertar uma variedade econômica, com preço mais acessível para disputa no mercado; outra mais cara porém de maior qualidade.

7. Propaganda diferenciada

Como diz o ditado, a propaganda é a alma do negócio. É ela que leva o seu nome e sua oferta ao público, possibilitando a venda. No entanto, muitas vezes precisamos fugir do convencional e buscar novas modalidades de divulgação.

Essa busca por inovação é o principal diferencial que você pode ter em 2018 em relação aos seus concorrentes.

Uma das novas formas de propaganda com baixo investimento e alto impacto é comercializar itens personalizados com a sua marca, que podem ser desde dispensers para banheiro, como toalheiros, saboneteiras e papel higiênico rolão, até papéis, químicos ou equipamentos. Com eles sua marca fica exposta na casa ou empresa de seus clientes por muito tempo.
Investir em marketing digital também é uma ferramenta muito interessante. Com a expansão das redes sociais, divulgar sua marca entre elas e fazer investimentos pelo mundo online é uma grande estratégia para quem precisa vender mais.

8. Capriche na organização

Se você possui um escritório ou uma loja que receba clientes, crie um ambiente que cause aconchego em quem estiver nele. Plantas, fotografias ou pinturas artísticas são excelentes escolhas para criar um ambiente prazeroso ao visitante.

É interessante também manter produtos organizados por cor, tamanho ou utilidade, além de deixar alguns para amostragem e comparação. Essa é a melhor maneira de demonstrar as diferenças entre um produto e outro (seja por preço ou qualidade) e se diferenciar dos concorrentes. Muitas vezes o cliente optará por um produto de menor preço, mas que não implica necessariamente em uma margem de lucro menor para você. Lembre-se: o importante é vender e deixar seu cliente satisfeito.

Em caso de lançamentos e promoções, sinalize os produtos participantes. Chame a atenção de quem entra na sua loja às prateleiras que ficarão os destaques de maneira sutil, porém incisiva e sem poluição visual. As pessoas sentem-se bem em lugares limpos e organizados.

9. Pense e faça diferente

O mercado está mudando, tem novas necessidades e está cada vez mais exigente. Para sobreviver nele, você precisa mais do que nunca oferecer uma experiência diferente para o seu cliente.

A inovação nas vendas também gera aumento nos resultados. Se você tem medo de inovar, faça alguns testes. Comece com uma nova abordagem, tecnologia ou qualquer outra novidade com alguns clientes, sinta como será a recepção deles e faça as adaptações necessárias para atingir as expectativas individuais.
O importante é não estagnar, se comprometer em melhorar sempre e saber que todas as mudanças dependem de você. É claro que os resultados não serão fáceis durante o ano. Tudo exigirá mais esforço e planejamento. Para continuar batendo suas metas, será preciso sair da zona de conforto, tentar coisas novas, errar, aprender com o erro e recomeçar.

Portanto, seja ao buscar as melhores vantagens para seus clientes e para sua empresa, procure a excelência em todas as suas atividades. O sucesso e a satisfação podem depender de muitos fatores, mas o principal de tudo começa na sua mente.

Fonte: Portal Goedert

© CDL - Câmara de Dirigentes Lojistas de São Miguel do Oeste. Todos os direitos reservados.