CDL participa de Encontro de Comerciais de SC

10 fevereiro, 2020

Com foco em buscar mais soluções para servir os associados das CDLs catarinenses com excelência, a FCDL/SC promoveu o 1º Encontro Estadual de Comerciais. Cerca de 130 pessoas, das mais diversas regiões do Estado, lotaram o auditório da sede da Federação, em Florianópolis, no dia 31 de janeiro.

O presidente da Federação, Ivan Tauffer, destacou a importância do Cadastro Positivo durante a abertura do evento. “A implantação de um novo relacionamento entre empresários e consumidores incentiva a redução da inadimplência, estimulando o pagamento das contas sem atraso. Por isso, essa ferramenta vem para somar nos comerciais de nossas CDLs”, explica Ivan. O momento contou ainda com a participação do Diretor de Segurança da Informação do SPC Brasil, Ricardo Almeida.

Em seguida, o Gerente Comercial da Federação, Valdemir Manoel da Silva, aproveitou para apresentar estatísticas de consultas, vendas no crediário, workshops e registros comparativos entre 2018 e 2019. “Saber interpretar e utilizar os dados que estão a nossa disposição é a chave para evoluirmos em nossa área. É preciso estudar os produtos, ter a capacidade de ouvir os clientes e o instinto para agir no momento certo”, comenta Valdemir.

Para o profissional, é preciso que os comerciais tenham a sensibilidade em entender as diferenças entre valor e preço. “Para alguém que precisa de determinado serviço ou produto, não importa o preço a ser pago, e sim a qualidade e os benefícios que receberão a partir da contratação ou compra”, completa.

O evento que teve como principal objetivo apresentar novos produtos e serviços às CDLs, contou com a presença de representantes do SPC Brasil abordando assuntos como Cadastro Positivo e LGPD.

Inclusive esses dois assuntos foram às pautas principais do evento que apresentou todas as mudanças no cenário varejista e de acesso a informações e crédito do consumidor.

CADASTRO POSITIVO

A partir de julho do ano passado, todos os brasileiros acima de 18 anos, que possuem CPF ativo e realizam transações financeiras, bem como empresas inscritas no CNPJ, entraram automaticamente no Cadastro Positivo. O Gerente de Produtos Michel Felix e o Diretor de Segurança da Informação Ricardo Almeida, ambos do SPC Brasil, participaram do 1º Encontro de Comerciais de CDLs para esclarecer as dúvidas dos participantes e apresentar as novidades da ferramenta.

O Cadastro Positivo registra o histórico de pagamento dos consumidores. As informações são utilizadas para subsidiar a análise de crédito e ofertar menos juros e condições facilitadas para quem tiver o histórico positivo. Quem preferir manter suas informações em sigilo e sair do banco de dados, o registro de transações financeiras fica em branco.

Michel Félix frisou que os agentes comerciais têm o desafio diário de captar clientes, efetivar boas vendas e oferecer bons produtos e serviços, mas todo esse trabalho pode gerar prejuízo se não for analisado o histórico do cliente. “É por meio deste novo banco de dados que as empresas vão conseguir evitar fraudes e reduzir o nível da temível inadimplência. Os consumidores também se beneficiam, já que viram protagonistas do próprio histórico financeiro e concessões de crédito com taxas mais atrativas”.

O SPC Brasil é um dos principais birôs de crédito que tem autorização para acessar os dados. As informações de cartão de crédito, contas de consumo (água, luz, entre outros) e parcelamentos entram no Cadastro Positivo. Já o saldo da conta corrente, investimentos e dados pessoais como gênero, etnia e religião não estão disponíveis para consulta.

A gestora executiva da CDL, Aline Schafer, participou do evento pela CDL de São Miguel e acrescenta que “as informações repassadas visam munir as entidades e preparar para uma mudança significativa no mercado e no acesso aos dados dos consumidores, isso abrirá novas oportunidades mas também, exigirá maior demanda de processos bem definidos e pessoas capacitadas”, destaca.

Fonte: FCDL/SC

No dia anterior, os gestores se reuniram para um debate pautado nos produtos e serviços da FCDL.